Voltar a home 
logotipo

Mediação


A Mediação funciona como catalizador de mudanças e do saber .
Importante se faz ter em mente que todos somos capazes de adquirir e desenvolver capacidades de resolução de conflitos, pois a Mediação é uma forma alternativa de solução de conflitos, onde um terceiro imparcial e neutro, escolhido ou aceito pelos interessados, auxilia, favorece e viabiliza a comunicação para que as partes possam chegar a um consenso que seja satisfatório para todos os envolvidos.
A ideia é estar no meio, entre, ser ponte, integração.
Ressalta-se que as decisões caberão única e exclusivamente aos mediandos, pois o mediador atua apenas como facilitador.
A Mediação é antes de mais nada um importante veículo de transmissão, de democracia das relações humanas.
Com o processo da Mediação, identificamos que não deverá haver uma disputa, mas sim a troca  de idéias.
Valorizando os sentimentos não existe perda, existe sim o ganha-ganha, lute para resolver as diferenças, não para ganhar.


Escolar

Devemos pensar em mediação escolar como uma teia que se estende desde o corpo docente, discente, funcionários, encarregados de educação, as parcerias que as próprias escolas mantêm e comunidade em geral.

A escola encontra assim na mediação uma ferramenta pedagógica para ensinar a lidar com o conflito e a adotar estratégias positivas, criativas e de colaboração na gestão da convivência, contribuindo para o cumprimento das suas funções de educação e de socialização.

Reconhecida a mediação e adotada como uma estratégia de resposta corrente na resolução de conflitos em meio escolar, passará a facilitar a comunicação em toda esta rede bem como prevenir e/ou resolver conflitos entre os membros da mesma.

É necessário pensar na mediação escolar como praticável fora da escola e extensível a toda a comunidade educativa e não apenas restrita ao espaço escola.




Clique aqui e assista o vídeo sobre o tema